Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01530

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Educação em Saúde

Resumo

Trata-se de um ensaio que busca refletir sobre os desafios e as perspectivas de educar em saúde frente a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19). Com base na reflexão sobre o atual cenário, são apontadas algumas dificuldades encontradas por autoridades e profissionais de saúde que estão na linha de frente acerca da educação da população para seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde. As clássicas formas de prevenção, de grande importância para a saúde pública, como o isolamento social e a adoção de bons hábitos de higiene da população, ainda encontram barreiras para serem implementadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil

    Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia-UFBA e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde-NUTES, Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ. Atualmente é professora Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso-BA, curso de Medicina. Atuou como professora substituta no departamento de Enfermagem da URCA, nas disciplinas de Saúde Coletiva I, Saúde Coletiva II e Estágio Supervisionado na área Comunitária - Saúde da Família. Foi bolsista da FAPERJ, na modalidade Bolsista NOTA 10, no Programa de Pós-Graduação do NUTES. Desenvolveu atividades de pesquisa vinculada ao Laboratório de Tecnologias Cognitivas - LTC/NUTES-UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS)/UNIVASF. Além disso, integra o Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN)/URCA. Temas relacionados às pesquisas: Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da saúde; ambientes virtuais de aprendizagem, narrativas digitais; relação entre narrativa e experiência na formação em saúde;narrativas e experiência do processo de adoecimento e tratamento, alimentação e cultura, segurança alimentar e nutricional no cuidado à Hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus; ensino da saúde e formação em Atenção Primária à Saúde, com foco no processo de ensino-aprendizagem. Possui formação em BLS Provider (Basic Life Support) pela American Heart Association (AHA)/Associação Baiana de Medicina (ABM), 2019-2021.

  • Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, BA, Brasil

    Possui Graduação em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Mestrado e Doutorado pela Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). Desenvolveu atividades de pesquisa vinculada ao Laboratório Avançado de Saúde Pública (LASP) do Instituto Gonçalo Moniz (IGM). Atualmente é professora Adjunto A, nível 1, membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso (Bahia), curso de graduação em Medicina. Integra o Grupo de Pesquisa Clínica Fiocruz em Tuberculose - Fiocruz e é vice-líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS/UNIVASF). Foco principal: imunopatogênese e marcadores imunológicos aplicados ao estudo das doenças micobacterianas; resposta imune ao BCG; tuberculose latente; metodologias ativas de aprendizagem; ensino médico.

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

COVID-19/SARS-CoV-2 Debate

Como Citar

Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. (2020). Vigilância Sanitária Em Debate , 8(2), 10-15. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01530

Artigos Semelhantes

1-10 de 621

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)