Condições sanitárias e avaliação dos procedimentos de biossegurança adotados em estúdios de tatuagem

Autores/as

Palabras clave:

Gestão de Riscos; Vigilância Sanitária; Gestão da Segurança; Fatores de Risco; Risco à Saúde Humana

Resumen

Introdução: O procedimento de tatuagem oferece risco biológico aos profissionais e clientes. Objetivo: Descrever as condições higiênicas e sanitárias, bem como analisar a adoção de procedimentos para a gestão de riscos de biossegurança por profissionais tatuadores que  atuam em estúdios de tatuagem de um município localizado na região noroeste do estado do Ceará, Brasil. Método: Estudo qualitativo, descritivo e transversal, realizado em cinco estúdios de tatuagem através da aplicação de um checklist baseado em Referência Técnica para o funcionamento dos serviços de tatuagem e piercing da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2009). Resultados: Os principais pontos negativos fazem alusão ao funcionamento de estúdios clandestinos, registro precário dos dados pessoais dos clientes e coleta  inadequada do lixo infectante. Por outro lado, os principais pontos positivos alcançados nesse estudo estão relacionados com o descarte adequado de objetos perfurocortantes, existência de local reservado e adequado para o procedimento de tatuagem, incluindo pia para a lavagem das mãos próxima ao local do procedimento. A pesquisa evidenciou também que os profissionais tatuadores possuem materiais e equipamentos apropriados para as respectivas práticas, porém executam procedimentos de biossegurança de maneira incorreta, os quais predispõem  profissionais e clientes a fatores de risco biológico. Conclusões: Os estúdios de tatuagem analisados apresentam pobre adequação às normas da Vigilância Sanitária, as quais são insuficientes para garantir a promoção e manutenção da segurança para a saúde de todos os envolvidos em procedimentos de estética corporal do tipo tatuagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mauro Vinicius Dutra Girão, Centro Universitário Inta (Uninta), Sobral, CE, Brasil

    Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestrado em Engenharia de Pesca na área de concentração Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ecologia, Bioquímica, Histologia, Microbiologia com ênfase em Microbiologia Ambiental,Ecologia, e Biologia Molecular de organismos aquáticos. Atualmente é professor  e coordenador do curso de Especialização em Desenvolvimento do Meio Ambiente das Faculdades INTA-Sobral.

Publicado

2021-05-31

Número

Sección

Artículo

Cómo citar

Condições sanitárias e avaliação dos procedimentos de biossegurança adotados em estúdios de tatuagem. (2021). Vigilancia En Salud En Debate: Sociedad, Ciencia Y Tecnología, 9(2), 130-137. https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1679

Artículos similares

1-10 de 675

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a