Avaliação das ações de vigilância sanitária em um município do Recôncavo da Bahia

  • Cíntia Loren Conceição Tibúrcio Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia, BA, Brasil
  • Permínio Oliveira Vidal Júnior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia, BA, Brasil
Palavras-chave: descentralização, ações estruturantes, risco sanitário

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar as ações de vigilância sanitária em um município do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo transversal realizado no ano de 2011, a partir de observações e vivências no cotidiano de trabalho de vigilância sanitária e por análise documental do Plano de Ação em Vigilância Sanitária, do Manual de Normas e Rotinas e os Indicadores Mensais, os quais foram confrontados à luz da Resolução Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) nº 084/2011. A análise indica aspectos restritivos de ordem estrutural e técnico-operacional que refletem diretamente no gerenciamento do risco sanitário e, em especial, nas atividades de inspeção. Todavia, o setor tem se destacado com bom desempenho nas ações educativas, na apuração de denúncias e no monitoramento da potabilidade da água destinada ao consumo humano. Sugere-se reavaliação das demandas estruturais e organizacionais da vigilância sanitária e priorização de suas ações dentro da Secretaria Municipal de Saúde.

Biografia do Autor

Cíntia Loren Conceição Tibúrcio, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia, BA, Brasil

Nutricionista graduada pela UFRB, Campus Universitário Centro de Ciências da Saúde (CCS).

 

Permínio Oliveira Vidal Júnior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia, BA, Brasil

Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).Campus Universitário Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Publicado
2013-08-30
Como Citar
Tibúrcio, C. L., & Vidal Júnior, P. (2013). Avaliação das ações de vigilância sanitária em um município do Recôncavo da Bahia. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 1(3), 19 - 26. Recuperado de https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/26
Seção
Artigo