O ambiente escolar como espaço para o desenvolvimento de ações de promoção da alimentação saudável

Autores

  • Roberta Fontanive Miyahira Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU / UERJ), Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0002-4202-2756
  • Lilia Zagoa Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU / UERJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Marta Citelli dos Reis Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU / UERJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Josely Correa Koury Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU / UERJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v2n4.470

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Hortas, Oficinas Culinárias, Consumo Alimentar, Alimentos Funcionais

Resumo

A promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar pressupõe o desenvolvimento de atividades educativas que ajudam e motivam a adoção de uma alimentação saudável. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar ações de educação alimentar e nutricional em estudantes e funcionários de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro por meio de implantação de uma horta e de realização de oficinas de atualização de manipuladores de alimentos. O método delineado não somente permitiu promover conhecimento técnico-científico, mas também reflexão quanto ao alimento sob os aspectos nutricional, sensorial, funcional e sanitário. Para isso, foram desenvolvidas atividades de educação nutricional por meio da realização de diversas oficinas. Com os relatos dos participantes associados à análise empírica por parte dos pesquisadores envolvidos, pode-se dizer que as oficinas realizadas no presente estudo constituíram uma alternativa eficiente e criativa com baixo grau de complexidade de execução e custo acessível.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Miyahira, R. F., Zagoa, L., Reis, M. C. dos, & Koury, J. C. (2014). O ambiente escolar como espaço para o desenvolvimento de ações de promoção da alimentação saudável. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 2(4), 96–101. https://doi.org/10.3395/vd.v2n4.470

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