Ações de vigilância sanitária no município de Divinópolis, Minas Gerais, entre 2008 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v2n1.59Palavras-chave:
Serviços de Vigilância Sanitária, Sistemas de Informação, Vigilância SanitáriaResumo
Os municípios brasileiros apresentam modalidades distintas de organização e gestão pública em virtude das diferentes realidades regionais, o que constitui uma importante estratégia para o planejamento dos serviços de vigilância sanitária. O objetivo deste estudo é descrever e analisar os procedimentos realizados pela Vigilância Sanitária do município de Divinópolis inserido no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) entre 2008 e 2013. Trata-se de um estudo transversal que utilizou informações do banco de dados eletrônico SIA-SUS e disponibilizado de forma pública através do site DATA/SUS. A partir do Tabnet/Datasus foram acessados os dados da produção ambulatorial do SUS por local de atendimento e forma de organização referente à vigilância sanitária. As informações foram exportadas e organizadas por tipo de atividade para o programa computacional Windows Excel® (versão 2007) para análise descritiva dos dados. De um total de 49 tipos de procedimentos executados pela vigilância sanitária de Divinópolis, 6 (12,24%) são relativos a processo administrativo sanitário, 4 (8,16%) às atividades educativas, 5 (10,20%) são relativos à análise/investigação de surtos e 10 (20,41%) à inspeção sanitária. O SIA-SUS é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de mecanismos de avaliação do serviço de vigilância sanitária.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.