Análise das notificações de queixas técnicas em tecnovigilância em hospital universitário público

Autores

  • Marcia Danieli Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC Autor
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, PR Autor
  • Mariana Angela Rossaneis Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, PR Autor
  • Paloma de Souza Cavalcante Pissinati Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR Autor
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, PR Autor

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.00750

Palavras-chave:

Gestão da Segurança, Segurança do Paciente, Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Administração de Materiais no Hospital, Vigilância Sanitária

Resumo

Objetivo: Analisar as notificações de queixas técnicas em tecnovigilância em hospital universitário público. Métodos: Estudo transversal, retrospectivo, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em um hospital universitário público. A coleta de dados ocorreu por meio do levantamento das notificações de queixas técnicas de inconformidades relacionadas a materiais médico-hospitalares utilizados na área da saúde e submetidas ao Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Notivisa). Os dados foram transcritos e tabulados no programa de análise estatística Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Resultados: Dentre as 207 notificações, 83,70% relacionavam-se a alterações do próprio produto, destas, 97,10% apresentavam suspeita de desvio de qualidade e os produtos mais notificados foram o equipo (33,80%), a seringa (8,20%) e a luva (8,20%). Quanto à classificação de risco, 72,00% apresentaram médio risco e 4,80% risco máximo a saúde. Conclusão: As notificações analisadas foram, em sua maioria, de produtos médico-hospitalares amplamente utilizados nos serviços de saúde, colocando em risco a segurança do paciente. Assim, notificar as falhas possibilita identificar problemas antes de causar danos, contribuindo com a vigilância pós-mercado.

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Biografia do Autor

  • Marcia Danieli Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC
    Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, SC, Brasil.
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, PR
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR-Brasil. 
  • Mariana Angela Rossaneis, Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, PR
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR-Brasil.
  • Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR
    Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR -Brasil. 
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, PR
    Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Estadual de Londrina.  Londrina-PR-Brasil. 

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Publicado

2016-08-30

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Análise das notificações de queixas técnicas em tecnovigilância em hospital universitário público. (2016). Vigilância Sanitária Em Debate , 4(3), 35-41. https://doi.org/10.22239/2317-269X.00750

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