Perfil dos profissionais de Vigilância Sanitária da área de alimentos em uma capital brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01144

Palavras-chave:

Recursos Humanos em Saúde, Inspeção de Alimentos, Controle e Fiscalização de Alimentos e Bebidas, Órgãos dos Sistemas de Saúde

Resumo

Introdução: Por haver uma série de riscos relacionados à produção e manipulação dos alimentos, estes se constituem em objeto de preocupação permanente para a Saúde Pública, sendo importante pesquisar informações a respeito dos profissionais de vigilância sanitária que exercem suas atividades nesta área. Objetivo: Caracterizar o perfil e os aspectos do processo de trabalho dos profissionais da Vigilância Sanitária que atuam na área de alimentos de Curitiba, Paraná, Brasil. Método: A amostra foi composta por 43 profissionais, que responderam a um formulário, com questões fechadas sobre perfil sociodemográfico, educacional e processo de trabalho. Resultados: A maioria dos profissionais eram mulheres, com idade entre 31 e 50 anos, tempo de serviço na Vigilância Sanitária maior que 5 anos, com curso superior e conhecimentos básicos de línguas estrangeiras e de informática. As diferentes categorias profissionais que compunham as equipes apresentaram disparidade salarial e uma distribuição territorial desigual. Além disso, capacitação frequente, uso de roteiros durante as inspeções e facilidade para desenvolver rotinas e relatórios diários. No entanto, não planejavam as ações de vigilância sanitária no nível local e desconheciam as metas de saúde do município. Consideraram que estão expostos a algum risco no exercício do seu trabalho e alegaram não possuir adequadas condições de trabalho. Por outro lado, julgaram seu trabalho importante e que estão satisfeitos com ele. Conclusões: Os profissionais são qualificados, estão familiarizados com o serviço realizado e satisfeitos. Contudo, existem dificuldades a serem superadas, no sentido de fortalecer o seu trabalho, para que sejam reconhecidos efetivamente como agentes transformadores da saúde pública.

Biografia do Autor

Patrícia Vitório Olmedo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2003), Pós Graduação em Saúde Pública pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2004), Pós Graduação em Saúde da Família, com Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Mestrado em Alimentação e Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2016). Docente nas áreas de Alimentação e Nutrição e Saúde Coletiva para o ensino público e privado. Atuou como gestora de unidades produtoras de refeições e como consultora durante 5 anos. Há 10 anos atua como nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, na área de Vigilância Sanitária.

Lize Stangarlin Fiori, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Possui graduação em Nutrição, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Atualmente é docente do Departamento de Nutrição e professora permanente da Pós Graduação em Alimentação e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação coletiva e segurança dos alimentos. Autora de 5 livros na área de qualidade dos alimentos.

Caroline Opolski Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Nutricionista graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007). Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Doutora em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (2014). No mestrado, dedicou 2 anos de pesquisa na área de segurança alimentar em serviços de alimentação. Durante o doutorado estudou teorias comportamentais, e desenvolveu instrumento de pesquisa com padrões de confiabilidade e validade adequados para avaliar intenção comportamental de consumidores. Atualmente é professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde ministra disciplinas relacionadas à área de alimentação coletiva, e realiza pesquisas com enfoque para a elaboração e validação de instrumento de pesquisas, comportamento do consumidor e alimentação coletiva. É colaboradora do CECANE PR e Conselheira secretária do Conselheiro Regional de Nutricionistas da 8 região (gestão 2018-2021).

 

Sila Mary Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Orientadora de mestrado. Foi bolsista produtividade PQDT - Fundação Araucária. Possui Graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. É professora Titular do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. É Avaliadora do INEP desde 2006. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição (Segurança Alimentar e Nutricional) da UFPR de 2011 a 2015. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição. É membro da comissão de bolsa do Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição. Foi Presidente da Comissão de Estruturação do Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional do Departamento de Nutrição da UFPR. É membro do Corpo Editorial e revisora de periódicos nacionais e internacionais. Coordenou os Projetos financiados: Construindo a segurança alimentar e nutricional no Paraná, Convenio nº 762/2013, da Fundação Araucária de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná; O desafio da segurança alimentar e nutricional na comunidade escolar. Casadinho/Procad - MCTI/CNPq/MEC/Capes (processo nº. 552448/2011-7) no período de 2011-2016; Aquisição de calorímetro indireto para unidade de avaliação de metabolismo humano - Edital do Pró-equipamento Capes/UFPR (processo nº 23075047540201310) e outros. Coordena o Projeto Qualidade nutricional e fitoquímica de frutos da sociobiodiversidade sob autorização nº. 010004/2015-7 no Acesso de Remessa de Componente do Patrimônio Genético. É membro de outros projetos financiados. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação da qualidade nutricional de produtos e frutos da sociobiodiversidade, alimentos, refeições de escolares e dietais enterais; Desenvolvimento de produtos alimentícios para fins especiais e/ou funcionais, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos para portadores de Doença Celíaca. É líder do Grupo de pesquisa: Qualidade dos Alimentos e Nutrição no CNPQ.

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Olmedo, P. V., Fiori, L. S., Medeiros, C. O., & Ferreira, S. M. R. (2019). Perfil dos profissionais de Vigilância Sanitária da área de alimentos em uma capital brasileira. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 7(1), 23–32. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01144

Edição

Seção

Artigo