Eficiência de um filtro de remediação (TEVAP) na remoção de poluentes em efluentes suínos
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.01226Palavras-chave:
Suinocultura, Filtro de evapotranspiração (TEVAP), Eficiência de Remoção, SaúdeResumo
Introdução: A suinocultura é uma atividade de rápido crescimento, de relevância socioeconômica e potencial poluidor, cuja expansão sustentável depende de alternativas tecnológicas que minimizem o impacto ambiental, como técnicas e operações de remediação de áreas, a fim de evitar a contaminação ambiental potencial e danos à saúde humana. Objetivo: Avaliar os parâmetros físico-químicos de amostras de efluentes, através de um filtro de evapotranspiração (TEVAP) para dejetos suínos. Método: Foram investigados os aspectos físico-químicos e microbiológicos, antes (controle: efluente bruto) e após o tratamento, no 10º dia (efluente tratado) e no 40º dia (efluente final). Resultados: O potencial hidrogeniônico (pH) não exibiu alteração. Houve redução de substâncias químicas (demanda química de oxigênio (DQO), nitrogênio amoniacal, cloretos), sólidos dissolvidos totais, temperatura, alcalinidade, condutividade elétrica, dureza total e coliformes termotolerantes paras os efluentes tratado e final. Verificou-se aumento do oxigênio dissolvido (OD). A eficiência do sistema com relação à DQO, para o efluente tratado foi de 40% e, para o efluente final, foi de 98%. Conclusões: Os resultados químicos e microbiológicos indicam que o efluente tratado, pode ser reutilizado para limpeza de instalações de suínos. O baixo custo do TEVAP aliado à eficiência na remoção de carga orgânica podem possibilitar a mitigação de impactos negativos ao meio ambiente e à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.