Competências para atuação em vigilância sanitária: abordagem metodológica
Palavras-chave:
Competências Específicas; Vigilância Sanitária; Educação PermanenteResumo
Introdução: A adoção do modelo de competências no mundo do trabalho está relacionada ao uso, ao controle, à formação e à avaliação do desempenho da força de trabalho, o que, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), reorientou a prática pedagógica organizada em disciplinas para uma prática voltada para a construção de competências. Na saúde, o novo referencial da educação tem sido alinhado às demandas das práticas profissionais, à concepção de saúde definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e à qualidade requerida nas ações de saúde prestadas aos indivíduos e à sociedade, que incluem os cuidados sob responsabilidade da vigilância sanitária. Objetivo: Apresentar a abordagem metodológica utilizada para elaborar o referencial de competências profissionais específicas para atuação em vigilância sanitária e apontar possibilidades de aplicação do material produzido. Método: O método utilizado é constituído por seis etapas: as quatro primeiras etapas realizadas por meio de análise documental; a quinta etapa por meio de cinco oficinas de trabalho; e a sexta etapa, validação. Resultados: Foi apontado um conjunto de sete competências profissionais específicas para atuação nas áreas da vigilância sanitária definidas para a proposta do referencial. Foram identificados, para cada competência, as ações e os saberes que devem ser desenvolvidos pelos profissionais. Conclusões: A metodologia possibilitou maior visibilidade das práticas desenvolvidas pelos profissionais da vigilância sanitária, a conformação de um referencial de competência sintonizado com a missão da vigilância sanitária, estratégias e macroescolhas, valores e princípios levantados como transversais às competências. O referencial de competências apresentado alinha-se às do perfil de competência do gestor da vigilância sanitária e, após validado, subsidiará a organização de programas de educação permanente e continuada para os profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.