Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01836

Palavras-chave:

Monitoramento;, Avaliação, Indicadores, Ações integradas, Gestão da qualidade, Prática avaliativas

Resumo

Uma série de desafios surgem diuturnamente para a vigilância sanitária, como recentemente, a pandemia COVID-19 pelo SARS-CoV-2. O enfrentamento destes desafios, além da execução das atividades rotineiras intrínsecas à vigilância sanitária, requer a implementação de ferramentas de gestão, que facilitem o planejamento, a execução e a avaliação, de forma a favorecer o ganho na eficiência e na eficácia, favorecendo a transformação dos processos executados pela vigilância, que tem como objetivo a promoção e proteção da saúde dos cidadãos e da sociedade.

Nesse contexto, este número temático da revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate) é inédito na produção do conhecimento e incentiva a institucionalização das práticas avaliativas no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS): da proposta teórico-metodológica à vivência prática, trazendo uma série de experiências e resultados de trabalhos desenvolvidos no campo da avaliação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Artur Iuri Alves de Sousa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    Artur Iuri Alves de Sousa é estatístico e epidemiologista, com experiência referente à epidemiologia aplicada, vigilância em saúde, e planejamento estratégico. É graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (2000). Fez especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado (2014) e doutorado (2020) em Medicina Tropical, com área de concentração em Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de Brasília.

  • Ana Flávia Dias Vieira da Costa , Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    Formada em Ciências Biológicas pela UFMG (2004), mestre (2007) e doutora (2012) em Parasitologia pela mesma Universidade. Atua na pesquisa com helmintos, principalmente ancilostomídeos, além de ter experiência em biologia molecular.

  • Claudia Passos Guimarães Rabelo , Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    Possui graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP, mestrado em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) e doutorado em Nutrição Humana Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (PRONUT/USP). Atualmente trabalha como especialista em regulação e vigilância sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tem experiência na área de fiscalização de propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária, projetos de educação voltados para sociedade e de formação e aperfeiçoamento profissional no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

  • Mary Anne Fontenele Martins , Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1998), Especialização em Vigilância Sanitária pela Fiocruz (2008), Especialização e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2003). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Participação na equipe de implantação das Mircroregioões de Saúde do Ceará e atuação na Regional de Saúde de Maracanaú (2002-2005). Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2005. Nesta Agência, atuação na Gerencia Geral de Regulação Econômica, responsável pelo planejamento da área e elaboração do projeto de Avaliação de Tecnologias em Saúde para o Termo de Cooperação Técnica Internacional TC 37 – OPAS. Participação na equipe de elaboração do Plano Diretor de Vigilância Sanitária e na organização da Secretaria Executiva do Conselho Consultivo da Anvisa.Ouvidora substituta da Agência (2007-2010), desenvolvendo projetos de participação e controle social. Gerente Geral da área responsável pelo registro de Saneantes da Anvisa (2011-2012). Desde 2013, na Assessoria de Planejamento, responsável pela elaboração/monitoramento do Contrato de Gestão e do Relatório de Gestão da Anvisa. Coordenação e articulação dos projetos de cooperação técnica com os organismos internacionais (OPAS e PNUD). Participação na equipe de desenvolvimento do modelo de avaliação das ações de vigilância sanitária - Projeto PROADI-SUS. Participante da equipe de criação da Fábrica de ideias e do Laboratório de Inovação da Anvisa. Coordenação do processo de elaboração da Política de Gestão de Riscos da Anvisa e sua implantação. Conhecimentos em vigilância sanitária, gestão, planejamento estratégico em saúde e avaliação em saúde; elaboração e gestão de projetos, elaboração de indicadores e metas, e aplicação das técnicas de identificação e gestão de riscos nas organizações públicas.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Artigos Semelhantes

1-10 de 636

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)