Competencies for acting in health surveillance: methodological approach

Authors

Keywords:

Specific Skills; Health Surveillance; Permanent Education

Abstract

Introduction: The adoption of the skills model in the world of work is related to the use, control, training and evaluation of the performance of the  workforce, which, based on the the Law of Guidelines and Bases of National Education, redirected the pedagogical practice organized in disciplines towards a practice aimed at building skills. In health, the new educational framework has been  aligned with the demands of  professional practices, the concept of health defined by the Unified Health System and the quality required in  health actions provided to individuals and society, which include care under the responsibility of surveillance  sanitary. Objective: To present the methodological  approach used to elaborate the referential of specific professional competences to act in  health surveillance and to point out possibilities of application of the produced material. Method: The method used consists of six stages: the first four stages performed by means of documentary analysis; fifth stage  through five workshops; sixth step, validation. Results: A set of seven  specific professional competences was pointed out to work in the areas of health surveillance defined for the proposal of the referential. For each competency, the actions and knowledge that should be developed by professionals were identified. Conclusions: The methodology allowed for greater  visibility of the practices developed by health surveillance professionals, the creation of a competence framework in line with the mission of health surveillance, strategies and macro choices, values and principles raised as transversal to the competencies. The competence reference presented is in line with the competence profile of the health surveillance manager and, after validation, will subsidize the organization of permanent and continuing education programs for professionals.

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Author Biographies

  • Cláudia Maria da Silva Marques, Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

    Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de MG; pós-graduação, strictu senso, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, tendo recebido o título de Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva, em 2007. Também é pós-graduada, lato senso, em Odontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; em Desenvolvimento de Recursos Humanos de Saúde; Educação Continuada e a Distância; e Bioética. Estas três últimas especializações foram cursadas na Universidade de Brasília. Como consultora em organismos internacionais, atuou na UNESCO, período entre 2000 a 2008, sendo responsável pela coordenação do Sistema de Certificação de Competências, estruturado no âmbito do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem ? Profae. Atuou como Consultora Nacional da Organização Pan-Americana da Saúde/Brasil - OPAS/BRA - desenvolvendo atividades de apoio institucional, planejamento e execução de projetos nacionais e internacionais na área de formação e gestão de recursos humanos em saúde; atuação também no planejamento e operacionalização de processos de gestão do conhecimento e da informação. Em projetos internacionais, apoiou o planejamento e a execução da cooperação técnica com o Haiti, o Uruguai e o Paraguai, na área de educação profissional. Atuação na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS na elaboração de materiais pedagógicos para educação presencial e a distância (por meio de metodologias ativas de aprendizagem) de profissionais da atenção básica, atuando também como tutora de vários cursos na modalidade EAD. Atuou na elaboração de mapas de competências profissionais para técnicos de nível médio e superior da rede básica do SUS. Em 2016/2017, desenvolveu junto aos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Escola de Enfermagem da USP e da Universidade de Brasília, representando o Núcleo de Estudos de Saúde Pública ? Observatório de RH em Saúde ? as pesquisas: ?Novas Ocupações em Saúde?, "Identificação de Competências Interprofissionais em Saúde, na Atenção Primária? e o Projeto ?Dimensionamento de Trabalhadores da Saúde na Atenção Básica?, respectivamente. No Projeto desenvolvido junto ao Observatório de RH/NESP/UnB (Dimensionamento da Força de Trabalho na ABS) foi responsável pela elaboração do Relatório Final do Projeto. Atuou, entre setembro de 2016 a agosto de 2017, como professora substituta no curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, ministrando as disciplinas de Saúde, Ambiente e Trabalho; e Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, para turmas mistas: graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva. Em 2018, desenvolveu atividades de coordenação do Projeto "Dimensionamento da Força de Trabalho na ABS (Projeto 2) desenvolvido pelo Observatório de RH em Saúde/UnB, em parceria com a OPAS/BRA e com o DEGERTS/MS. Nesse trabalho, foi responsável pelo monitoramento da elaboração e aplicação do componente de Avaliação de Processo e de Resultados e pela elaboração de uma proposta pedagógica para capacitação de profissionais para realizarem o dimensionamento de sua força de trabalho. Atualmente, desenvolve Projeto (por produto) junto à Agência de Vigilância à Saúde (ANVISA) para "Mapear as competências específicas para atuação em vigilância sanitária".

  • Claudia Passos Guimarães Rabelo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    Possui graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP, mestrado em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) e doutorado em Nutrição Humana Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (PRONUT/USP). Atualmente trabalha como especialista em regulação e vigilância sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tem experiência na área de fiscalização de propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária, projetos de educação voltados para sociedade e de formação e aperfeiçoamento profissional no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Published

2020-11-30

How to Cite

Competencies for acting in health surveillance: methodological approach. (2020). Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology , 8(4), 3-13. https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1569

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