Produção de boletins epidemiológicos como estratégia de Vigilância em Saúde no contexto da pandemia de COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Pandemias, Epidemiologia, Infecções por Coronavirus, Monitoramento Epidemiológico, Saúde Pública

Resumo

Introdução: A Vigilância Epidemiológica consiste em um conjunto de ações orientadas para entender a dinâmica de uma doença ou agravo à saúde. Um importante instrumento é o boletim epidemiológico, utilizado para difundir informações técnico-científicas de forma a nortear projetos da saúde pública. No cenário pandêmico da COVID-19, o monitoramento epidemiológico é de extrema importância. Objetivo: Relatar uma ação extensionista de produção de boletins epidemiológicos sobre a COVID-19 em uma universidade federal. Método: Os boletins são produzidos semanalmente, com análise de dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde em mídias oficiais, no mundo, no Brasil, em Minas Gerais e principalmente em Uberlândia, a partir de números brutos e medidas de frequência, além de notícias coletadas dos principais veículos midiáticos do país. Resultados: Foram produzidos 11 boletins, bem como um site e redes sociais onde os materiais são divulgados. A produção ganhou visibilidade no município, tornando-se um importante mecanismo de difusão de informação técnica e científica. A divulgação do boletim está em consonância com as diretrizes do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo coronavírus que traz esse recurso, bem como a utilização de redes sociais, como uma forma de facilitar a prevenção e o controle da infecção, por se tornar uma referência para a população em meio ao fluxo de informações, contendo frequentemente fake news. Conclusões: A elaboração de boletins se mostrou uma forma efetiva de realizar a comunicação para a Vigilância em Saúde, tendo grande impacto no enfrentamento da COVID-19, sendo essencial ser veiculada e estimulada em tempos de pandemia no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • William Nicoleti Turazza da Silva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

    Graduando de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Maria Fernanda Prado Rosa, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

    Graduanda de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Stefan Vilges de Oliveira, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

    Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

COVID-19/SARS-CoV-2 Relato de Experiência

Como Citar

Produção de boletins epidemiológicos como estratégia de Vigilância em Saúde no contexto da pandemia de COVID-19. (2020). Vigilância Sanitária Em Debate , 8(3), 171-177. https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1658

Artigos Semelhantes

1-10 de 618

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)