Avaliação do hábito de leitura e da compreensão da rotulagem por consumidores de Niterói, RJ
DOI:
https://doi.org/10.3395/2317-269x.00203Palavras-chave:
Rotulagem de Alimentos, Cidadão, Informação, Vigilância SanitáriaResumo
A rotulagem de alimentos representa o elo entre o consumidor e o produto, sendo importante canal de comunicação acerca das características do produto. O presente estudo avaliou o hábito de leitura e a compreensão dos rótulos de produtos alimentícios por frequentadores de supermercados do município de Niterói, RJ, nos meses de setembro a dezembro de 2003. Foram realizadas entrevistas individuais, sendo usado como instrumento de estudo um questionário semiestruturado sobre os rótulos, aplicado a 400 indivíduos. Os dados obtidos foram compilados e processados em um banco de dados e as avaliações estatísticas foram realizadas pelo programa SPSS, versão 10 (p < 0,05). Os resultados referentes à parte quantitativa do estudo evidenciaram que o hábito de leitura dos rótulos dos produtos alimentícios é realizado por cerca de 61,0% dos entrevistados; o Percentual de Valor Diário expresso pela simbologia (%VD) é compreendido por apenas 5,5% na população estudada. Dentre os entrevistados, 54,3% confiam parcialmente nas informações dos rótulos e 74,8% sugeriram mudanças que poderiam facilitar a compreensão das informações pelos consumidores. Constatou-se a necessidade de se desenvolver e aperfeiçoar medidas educativas e políticas públicas na área de comunicação pelos órgãos de Vigilância Sanitária, visando ampliar o uso da rotulagem de alimentos pelo consumidor.Downloads
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