Análise comparativa sobre importação de alimentos entre o Brasil e o Japão
DOI:
https://doi.org/10.3395/2317-269x.00216Palavras-chave:
Importação de alimentos, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPAResumo
O presente artigo descreve e compara os processos de importação de alimentos realizados no Brasil e Japão, assunto objeto do curso Políticas de Manejamento e Gerenciamento em Segurança de Alimentos, realizado pelos autores em uma missão de capacitação internacional na cidade de Tóquio no Japão, de 26/11 a 07/12/2013. O curso foi promovido pela JICA, Agência de Cooperação Internacional do Japão, órgão do Governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o desenvolvimento, crescimento e estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento. Primeiramente apresentamos o panorama brasileiro de controle de alimentos. A responsabilidade atualmente é compartilhada, entre MAPA e ANVISA, sendo ambos os órgãos anuentes de alimentos importados. Posteriormente, é conduzida uma análise comparativa da importação de alimentos, para o delineamento de uma situação ideal no Brasil. Finalmente, alternativas e considerações dos autores para atingir o padrão japonês de qualidade são apresentadas, respeitando-se o prisma da inerente dificuldade brasileira no quesito controle sanitário de alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.