Ocorrência de Cianobactérias no Reservatório de Mundaú, no Estado de Pernambuco no Período de Janeiro de 2010 a Novembro de 2011
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v1n3.40Palavras-chave:
Cianobactérias, Cianotoxinas, reservatórioResumo
As cianobactérias são organismos procariontes, assemelhando-se às bactérias, e realizam fotossíntese com produção de oxigênio, como células vegetais. As florações desses organismos podem causar problemas em mananciais de abastecimento público, pois algumas espécies podem produzir cianotoxinas. O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência e as densidades de cianobactérias no reservatório de Mundaú-PE, no período de janeiro de 2010 a novembro de 2011. Esse reservatório faz parte da bacia hidrográfica do rio Mundaú e está localizado no município de Garanhuns – PE. Foram analisadas 23 amostras de água desse reservatório no LACEN-PE. Dessas, 21 (91,3%) apresentaram densidade acima do limite máximo preconizado pela legislação específica. Durante esse período ocorreram intensas florações de cianobactérias nos meses de abril, maio e entre agosto e dezembro. Estes últimos meses estão inseridos no período de estiagem dessa região, quando ocorreram elevadas densidades de determinadas espécies. Dentre as espécies destacaram-se Microcystis panniformis, Microcystis protocystis, Raphidiopsis curvata, Raphidiopsis mediterranea, Geitlerinema amphibium, Synechocystis aquatilis e Coelomoron tropicale. Concluímos, portanto, que essas florações de cianobactérias, potencialmente produtoras de cianotoxinas, constituem um problema de saúde pública, pois o reservatório de Mundaú abastece a cidade de Garanhuns e outras cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.