Identificação de Campylobacter jejuni e Campylobacter coli isoladas de carcaças resfriadas de Frango pela Multiplex PCR
DOI:
https://doi.org/10.3395/2317-269x.00363Palavras-chave:
ampylobacter jejuni, Campylobacter coli, Multiplex PCRResumo
Campylobacter jejuni e C. coli constituem as espécies termofílicas mais frequentemente isoladas em casos de enterites humanas, devido a ingestão de alimentos à base de frango mal cozido ou através da contaminação cruzada durante a manipulação de alimentos crus. A diferenciação bioquímica de C. jejuni e C. coli apresenta inconsistências, como por exemplo, a hidrólise do hipurato e a sensibilidade ao ácido nalidíxico e à cefalotina. Desta forma, a aplicação de métodos moleculares se faz necessário na identificação dessas espécies. O objetivo deste trabalho foi realizar a identificação de C. jejuni e C. coli isolados de carcaças resfriadas de frango pela multiplex PCR. Para isso, uma subunidade do gene oxirredutase (160 pb) e gene de virulência ceuE (894 pb), específicos para C. jejuni e C. coli, respectivamente. Dos 21 isolados analisados pela bioquímica, 19 (90,48%) foram identificados como C. jejuni, um (4,76%) como C. coli e um (4,76%) não identificado. A multiplex PCR confirmou a presença de 90,48% de C. jejuni e 9,52% de C. coli. A abordagem proposta apresentou rapidez, sensibilidade e especificidade, e assim, poderia ser considerada uma boa alternatina para ensaios clínicos de rotina e estudos epidemiológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.