Currículo elo articulador do ensino e das práticas em vigilância sanitária

Autores

  • Ana Julia Calazans Duarte Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS / Fiocruz
  • Marcia Oliveira Teixeira Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v1n2.24

Palavras-chave:

Currículo, Escola Técnica de Saúde, Práticas em Vigilância Sanitária

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as relações entre o currículo da Escola Técnica do SUS – Blumenau/SC e as práticas de ensino do curso técnico em vigilância sanitária, por meio da análise: a) do processo de elaboração do currículo e sua relação com o Projeto Político Pedagógico; b) das condições concretas ou objetivas de ensino, com destaque para a organização escolar – seus sujeitos, suas complexidades e rotinas. A análise qualitativa do currículo permite compreender sua construção e os recursos adotados no seu desenvolvimento, denotando as riquezas e os limites da formação para o cotidiano das ações na saúde. Obtivemos os dados em entrevista aberta com a direção e grupo focal, com docentes e outro com os egresso-trabalhadores da vigilância sanitária. Constatamos que o currículo para alcançar a articulação com a prática do saber é preciso para inverter processos e permanecer aberto para o novo, ou seja, contribuições que vêm de fora do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Ana Julia Calazans Duarte, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS / Fiocruz

Graduada em Engenharia Civil (UFRN), sanitarista (Fiocruz) com especialização em tecnologias educacionais (UFRJ); mestrado e doutorado em ciências(IOC/Fiocruz). Experiência em serviço, docência e pesquisa dedicado para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Atualmente, é membro da vice-direção de ensino e pesquisa do INCQS, compondo a equipe do corpo editorial da revista Vigilância Sanitária em Debate - Sociedade, Ciência e tecnologia (visaemdebate).

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Publicado

2013-05-29

Como Citar

Duarte, A. J. C., & Teixeira, M. O. (2013). Currículo elo articulador do ensino e das práticas em vigilância sanitária. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 1(2), 27–34. https://doi.org/10.3395/vd.v1n2.24

Edição

Seção

Artigo

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