Condições higiênico-sanitárias na comercialização de pescados em Sobral − CE

Autores

Palavras-chave:

Vigilância Sanitária, Legislação, Segurança Alimentar

Resumo

Este trabalho objetiva avaliar as condições higiênico-sanitárias dos comércios de pescado particulares do município de Sobral − CE, através da análise visual e utilização de um checklist, baseado na RDC no 216. As informações foram coletadas através da observação da rotina de trabalho dos estabelecimentos registrados na Vigilância Sanitária Municipal durante inspeções mensais em um período de três meses. Para cada critério contido no checklist, foi realizada uma média das conformidades e não conformidades e quantificação do percentual de acertos de cada. Os estabelecimentos inspecionados encontram-se em condições de funcionamento que oferecem riscos moderados de contaminação dos pescados. Dentre os fatores de risco de contaminação encontram-se a Edificação, devido à presença de insetos, que são potenciais vetores mecânicos de microorganismos, a Higienização de utensílios, devido as não conformidades quanto à disposição dos equipamentos para o adequado fluxo dos trabalhadores, infiltrações, telas, ralos sinfonados, caixas de gorduras, luminárias, instalações elétricas e sanitárias, e Manipuladores, que falavam sobre o alimento, manuseavam dinheiro, não utilizavam cabelos presos e utilizavam adornos. Mesmo observando um despreparo das pessoas envolvidas na atividade, observa-se uma tendência à adequação à legislação sanitária em prol da qualidade do alimento.

Biografia do Autor

Mauro Vinicius Dutra Girão, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestrado em Engenharia de Pesca na área de concentração Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Ceará.  Atualmente é professor  DO Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA e coordenador do curso de Especialização em Meio Ambiente das Faculdades INTA-Sobral.

Romerio Rodrigues Magalhães, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Nutricionista pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Sâmia Kilville da Cruz Abreu, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Acadêmica de Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Edilayne Gomes Boto, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Acadêmica de Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Francisca Alana Dias Evagelista, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Acadêmica de Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Raíssa dos Santos Liberato de Sousa, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Acadêmica de Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Francisco dos Santos Paiva Junior, Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Sobral, CE

Acadêmico de Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Dutra Girão, M. V., Magalhães, R. R., da Cruz Abreu, S. K., Boto, E. G., Dias Evagelista, F. A., de Sousa, R. dos S. L., & Paiva Junior, F. dos S. (2015). Condições higiênico-sanitárias na comercialização de pescados em Sobral − CE. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 3(4), 136–140. Recuperado de https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/448

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)