Challenges and opportunities to rethink the Health Surveillance work process: an experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01516

Keywords:

Health Surveillance; Worker; Health; Education

Abstract

Introduction: This is an experience report based on the learning process at work as a tool to overcome difficulties experienced by health surveillance workers. Objective: To list the challenges and possibilities for improving health surveillance actions, based  on a critical reflection of the work process itself. Method: The report was prepared  from records and observations of debates conducted at meetings held between workers. Results: The group meetings created a dialogical space within the daily workspace,  allowing enriching discussions about the health surveillance work processes. Conclusions: The dialogue spaces enabled a critical reflection of the work process and made health surveillance workers able to recognize the challenges and propose alternatives for their own professional performance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Milton Cosme Ribeiro, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Especialista em Políticas e Gestão da Saúde lotado no Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina/Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Graduado em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM (2005) e Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2010). Foi Preceptor do Programa Tutorial de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2010 2012). É professor colaborador da disciplina de Epidemiologia do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde da UFVJM - Área de Concentração em Política de Integração Saúde e Educação. Participa do Grupo de Pesquisa em Atenção Básica e atua nas linhas de pesquisas: Epidemiologia e Promoção à Saúde; Ciência dos Alimentos; Planejamento, Gestão e Integração Universidade e Serviços de Saúde. Foi professor conteúdista da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais no curso técnico em Vigilância em Saúde (2012). Atualmente é aluno do curso de Pós Graduação Latu Sensu em Administração Pública pela Faculdade Senac.

  • Sandra Oquendo Bedoya, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil

    Magíster em saúde, sociedade e ambiente pela universidade federal dos vales de Jequitinhonha e Mucuri (2017), Especialista em Gestão Ambiental (2015) da faculdade de engenharia da universidade de Antioquia, Graduada em Administração em saúde, com ênfases em gestão sanitária e ambiental (2012) da faculdade nacional de saúde publica da Universidade de Antioquia ( Medellín, Colômbia). Atualmente pesquisadora do grupo JEQUI do mestrado Interdisciplinar de Saúde Sociedade e Ambiente da UFVJM, Tem experiência na área de saneamento ambiental de serviços de saudê, gestão de resíduos perigosos e não perigosos de serviços de saúde, planejamento de planes integrados de gestão ambiental, capacitação de pessoal em segurança no manuseio de resíduos perigosos e logista de serviços de saúde.

  • Vanessa Alves Ferreira, Departamento de Nutrição. Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
    Professora do Curso de Nutrição da UFMG e da Pós Graduação Ensino em Saúde da UFVJM. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999) com Especialização (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2014) em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Membro da Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa. Orienta pesquisas de mestrado, especialização, extensão, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso na área interdisciplinar, com interface na saúde coletiva. Desenvolve estudos dentro da abordagem qualitativa na área da alimentação, nutrição e saúde.
  • Ana Maria Caldeira Oliveira, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É servidora estatutária na Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Saúde Pública/Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Vigilância Sanitária, Direito Sanitário, Democracia Sanitária, Participação e Controle Social. Foi representante discente de Relações Institucionais do Centro Acadêmico Emílio Ribas - CAER junto a Faculdade de Saúde Pública da USP.

Published

2020-11-30

How to Cite

Challenges and opportunities to rethink the Health Surveillance work process: an experience report. (2020). Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology , 8(4), 156-160. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01516