Bactérias Termofílicas do Gênero Campylobacter em Suínos do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v2n1.68Palavras-chave:
Campylobacter Termofílico, suínos, Enterites, Saúde PúblicaResumo
O gênero Campylobacter pertencente à família Campylobacteriaceae está representado por bactérias que habitam o trato intestinal em várias espécies de animais e está associado a doenças de origem alimentar em vários países. Diversos fatores de virulência associados às espécies desse gênero podem levar à campilobacteriose, que, embora seja autolimitada em alguns casos, pode ser o gatilho para a Síndrome de Guillain-Barré (SGB). As principais espécies responsáveis por tornar a campilobacteriose uma zoonose pertencem ao grupo termofílico, representado pelas espécies C. jejuni, C. coli e C. lari. O C. coli encontra-se presente na microbiota do sistema gastrintestinal de suínos, que possuem alta importância socioeconômica em relação ao consumo dessa carne; sendo assim, necessitam de estudos epidemiológicos em toda a cadeia de produção. O objetivo principal deste estudo foi investigar a presença de espécies termofílicas em suínos no estado do Rio de Janeiro; para isso foram coletadas 120 amostras, 100 oriundas de material fecal e 20 de carcaças. O C. coli foi isolado em 28 amostras de material fecal; entretanto, não foi obtido isolamento proveniente das carcaças. Embora o índice de colonização detectado neste estudo seja menor que em outros países, os suínos podem ser um veículo de transmissão da campilobacteriose para humanos, principalmente quando sua carne é proveniente de abatedouros não fiscalizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.