Editorial

Palavras-chave: COVID-19, SARS CoV-2, Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária

Resumo

O desafio da página em branco, porém com tanta coisa para escrever... o ano de 2020 começou cheio de esperanças!!! Naquele momento, o mundo ainda não sabia que, diante de uma nova realidade, todos os valores teriam que ser revistos. As notícias divulgadas pela China  a princípio não causaram muito alarde – havia ocorrido a detecção dos primeiros casos de uma “nova pneumonia” em Wuhan (31 de dezembro de 2019). Desde estão, a própria China e, passo a passo, todos os países do Globo têm tomado medidas para conter a disseminação acelerada do novo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).

Biografia do Autor

Maria Helena Simões Villas Bôas, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/FIOCRUZ)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública Senior do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Microbiologia atuando desde 1998 na área de avaliação da qualidade de saneantes domissanitários. Em relação ao Ensino, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS de 2003 a 2009, e desde julho de 2012 é coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária do INCQS/Fiocruz . Desenvolvendo projetos na área de IRAS com ênfase em mecanismos de resistência e virulência de Acinetobacter baumannnii. É Editora Científica do periódico Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia.

Publicado
2020-05-28
Seção
Editorial