Editorial

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Indicadores, Vigilância em Saúde, Pobreza

Resumo

No final de março de 2020 a revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate lançou uma chamada para publicação de contribuições científicas em resposta à emergência sanitária decorrente da COVID-19 provocada pelo SARS-CoV-2. Foi aberta uma seção fast track exclusiva para manuscritos que versassem sobre o tema, com o intuito de publicizar de forma mais ágil, informações que pudessem colaborar no enfrentamento da pandemia. 

Em consequência, até o momento, foram recebidos oitenta  e  quatro manuscritos nesses últimos meses. Essa chamada já resultou na publicação de debates, artigos e revisões em nossa última edição (maio de 2020).

Nessa nova edição (agosto 2020), resolvemos publicar um número exclusivo para a COVID-19, devido ao grande número de contribuições recebidas. Para o leitor é um momento especial de absorver e replicar conhecimentos atualizados e relevantes sobre a pandemia em aspectos relacionados à vigilância sanitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Helena Simões Villas Bôas, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/FIOCRUZ)

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública Senior do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Microbiologia atuando desde 1998 na área de avaliação da qualidade de saneantes domissanitários. Em relação ao Ensino, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS de 2003 a 2009, e desde julho de 2012 é coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária do INCQS/Fiocruz . Desenvolvendo projetos na área de IRAS com ênfase em mecanismos de resistência e virulência de Acinetobacter baumannnii. É Editora Científica do periódico Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia. CV: http://lattes.cnpq.br/4281913716845524

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

1-10 de 632

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>