Qualidade da fluoretação de águas de abastecimento público no nordeste do estado de São Paulo (Brasil):avaliação e investigação de fatores relacionados
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2025, v.13: e02403 | Publicado em: 28/05/2025
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.02403Palavras-chave:
Fluoretação da Água, Água para Consumo Humano, Qualidade da Água, Análise de Componente PrincipalResumo
Introdução: A fluoretação das águas de abastecimento público é uma estratégia populacional para prevenção da cárie dental pelo ajuste da concentração de fluoreto na água. Objetivo: Avaliar a qualidade da fluoretação das águas de 90 municípios da região nordeste do estado de São Paulo (Brasil); verificar se a pandemia de COVID-19 influenciou essa qualidade; e investigar relações entre a qualidade da fluoretação dos municípios e os dados demográficos, físico-químicos e microbiológicos das águas. Método: Foram analisadas 14.307 amostras de águas oriundas do Programa de Vigilância da Água para Consumo Humano em quatro períodos: 04/05/2015–27/04/2016; 18/03/2019–17/03/2020; 01/07/2020–30/06/2021; 01/03/2023–28/02/2024. O fluoreto foi determinado por cromatografia de íons ou potenciometria. Para a avaliação da qualidade, usou-se o indicador de fluoretação (IFLU), definido como a porcentagem de amostras com concentrações adequadas de fluoreto. Resultados: Não se observaram diferenças significativas entre os IFLU dos municípios nos quatro períodos; 29 municípios exibiram fluoretação satisfatória, incluindo 24 onde atua a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), correspondendo a 24,8% da população da região; 66 municípios onde a Sabesp não atua foram estudados por análise multivariada: os IFLU mostraram correlações significativas com: níveis de cloração, resultados microbiológicos positivos, população, índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM), escolaridade e riqueza. Conclusões: A água adequadamente fluoretada é abastecida a apenas 24,8% da população da região; a pandemia de COVID-19 não afetou a qualidade da fluoretação; a fluoretação inadequada da água dos municípios de menor porte populacional onde a Sabesp não atua está associada a menores riqueza, escolaridade e IDHM, a baixos níveis de cloração e à maior frequência de resultados microbiológicos positivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vigilância Sanitária em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.