Agrotóxico: a expressão correta na valorizaçao do risco

Palavras-chave: Vigilância Sanitária, Agrotóxico, Risco

Resumo

A revista Visa em Debate em seu número anterior (vol. 6, no 4) publicou na seção “Debate” um excelente artigo. Absolutamente enquadrado na perspectiva daquela seção. Assim, exatamente na lógica do “Debate”, não poderíamos deixar de registrar um posicionamento completamente oposto, contrário, àquele defendido pelos autores. Agrotóxico é a expressão correta do ponto de vista legal e técnico.

Biografia do Autor

André Luís Gemal, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971). Mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1974). Doutorado em Ciências obtido em 1981 (doutorado de estado) com tese em Química Orgânica, pela Universidade de Grenoble, na França (Université Scientifique et Medicale - Joseph Fourier). Foi diretor da fábrica de medicamentos da Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos) e da área de saneantes domissanitários da Secretária Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. No início de 1999 assumiu a direção do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS - da Fundação Oswaldo Cruz( até 2008) e exerceu a Coordenação Nacional da Rede de Laboratórios de Saúde Pública Brasileira, na Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, durante parte de 2009. Retornou a UFRJ, para o Departamento de Química Orgânica / Instituto de Química. Possui alguns capítulos de livro publicados assim como editor de três outros. Diversos trabalhos científicos publicados e orientações acadêmicas para mestrado e doutorado.Tem experiência na área de Química e Saúde Coletiva, com ênfase em Química Orgânica e Vigilância Sanitária. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistema da qualidade, vigilância sanitária de produtos. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Química da UFRJ.

Publicado
2019-02-28
Como Citar
Gemal, A. (2019). Agrotóxico: a expressão correta na valorizaçao do risco. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 7(1), 3-4. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01251
Seção
Carta