Exposição ocupacional a medicamentos antineoplásicos em clínicas veterinárias no município do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Mônica Faria da Silva Especialização em Toxicologia Aplicada à Vigilância em Saúde, ENSP/FIOCRUZ Autor/a
  • Flavio Pinto dos Santos Especialização em Toxicologia Aplicada à Vigilância em Saúde, ENSP/FIOCRUZ Autor/a
  • Ketrine Ferreira da Silva Especialização em Toxicologia Aplicada à Vigilância em Saúde, ENSP/FIOCRUZ Autor/a
  • Marcia Sarpa de Campos Mello Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO Autor/a
  • Karen Friedrich INCQS/FIOCRUZ Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v1n1.8

Palabras clave:

antineoplásicos, riscos ocupacionais, veterinários, segurança

Resumen

Médicos veterinários estão expostos constantemente a riscos químicos, físicos e biológicos durante a prática de sua profissão. Médicos veterinários, de 78 dos 88estabelecimentos registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro e com mais de cinco anos de funcionamento, foram entrevistados sobre o uso de medicamentos antineoplásicos, medidas de proteção individual e efeitos tóxicos associados. A vincristina (100%) é o antineoplásico mais utilizado, seguido da ciclofosfamida (27,02%). Nenhuma das clínicas visitadas possuía capela de fluxo laminar; 58,10% dos profissionais não utilizavam máscaras, 16,20% não usavam luvas e 14,85% nenhum tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI); 30% relataram não conhecer os efeitos tóxicos decorrentes da exposição aos antineoplásicos. A maioria dos entrevistados relatou que, durante a graduação, não recebeu orientação adequada sobre riscos químicos ocupacionais. Ações de vigilância sanitária devem ser tomadas para diminuir os riscos decorrentes da manipulação de medicamentos antineoplásicos em clínicas veterinárias.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Karen Friedrich, INCQS/FIOCRUZ
    Biomédica, mestrado e doutorado em Saúde Pública com ênfase em Toxicologia. Especialização em Toxicologia Aplicada à Vigilância Sanitária. Atua na área de controle de qualidade de produtos. Experiência na área de toxicologia de medicamentos e agrotóxicos.

Publicado

2012-12-13

Número

Sección

Artículo

Cómo citar

Exposição ocupacional a medicamentos antineoplásicos em clínicas veterinárias no município do Rio de Janeiro. (2012). Vigilancia En Salud En Debate: Sociedad, Ciencia Y Tecnología, 1(1), 34-42. https://doi.org/10.3395/vd.v1n1.8

Artículos similares

11-20 de 279

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.