Determinação Quantitativa da Concentração de Sódio em Pães Tipo Bisnaguinha Comercializados na Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.3395/2317-269x.00441Palabras clave:
Análise quantitativa, Fotometria de chama, sódio, Pão tipo bisnaguinhaResumen
Para manter o organismo humano funcionando de modo adequado, estima-se que o consumo de sódio deve estar em torno de 200-500 mg por dia. Porém, se consumido em excesso, o sódio causa um aumento da pressão arterial, elevando o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares. Vários países, seguindo orientações estabelecidas pela WHO, têm tomado iniciativas no sentido de diminuir o consumo de alimentos que contenham elevada concentração de sódio. No Brasil, o Ministério da Saúde firmou o Termo de Compromisso no 004/2011 com entidades representantes da indústria alimentícia, visando estabelecer metas nacionais para redução do teor de sódio em diversos produtos, inclusive pães do tipo bisnaguinha. Devido à falta de estudos que determinem a concentração de sódio em pães tipo bisnaguinha, esse elemento foi quantificado em quatro marcas (A, B, C e D) deste tipo de pão, através da fotometria de chama. As concentrações de sódio encontradas em mg 100g-1 de produto, foram as seguintes: A - 302,90; B – 419,60; C – 430,80; D – 308,22. As concentrações de sódio de todas as marcas apresentaram-se abaixo do declarado nos rótulos dos produtos e de acordo com o estabelecido no Termo de Compromisso firmado para o ano de 2014 (430 mg 100g-1 de produto).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.