Ensaio de potência da alfaepoetina: Comparação de camundongos Swiss Webster, NIH, C57BL6, BALB/c com o híbrido B6D2F1
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v1n3.89Palabras clave:
Alfaepoetina, ensaio de potência, bioensaio, linhagens de camundongos, eritropoietina recombiante humana (EPOhr)Resumen
Neste estudo comparamos ensaios de potência da alfaepoetina realizados com camundongos de diferentes colônias e linhagens (Swiss Webster, NIH, C57BL6, BALB/c e híbrido B6D2F1). Os testes foram efetuados com fêmeas pesando 16-18 gramas, tratadas com dose única de alfaepoetina por via subcutânea (30, 90 e 270 UI/ animal). O sangue foi coletado 96 horas após a injeção (72 horas no caso de camundongos SwissWebster). A contagem dos reticulócitos foi realizada em câmara de Neubauer. Apresentações de 4000 UI/mL foram avaliadas utilizando um material de referência de trabalho de alfaepoetina (3773 UI/mL) anteriormente testado frente ao padrão de referência internacional BRP (European Pharmacopeia Biological Reference Preparation). Os resultados indicam que camundongosdas colônias e linhagens examinadas respondem de forma satisfatória e podem serutilizados como alternativas ao hibrido B6D2F1 no ensaio de potência de alfaepoetina. Os camundongos BALB/c, entretanto, foram os que responderam deforma mais semelhante aos híbridos B6D2F1 no ensaio de potência da EPOhr em termos dos coeficientes angulares e lineares da curva dose-resposta (curvas paralelas praticamente superpostas).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.